Negócios

Autólise: você sabe o que é e a importância para a panificação?

A autólise reduz o tempo e a intensidade de amassamento, diminuindo o esforço físico necessário para preparar a massa, o que é especialmente benéfico para quem faz pão manualmente.

Icone de data Publicado em 18/10/2024
Banner principal da pagina interna do

Autólise: você sabe o que é e a importância para a panificação?

É uma estratégia bem simples para elevar suas habilidades de panificação

 

O método de autólise foi desenvolvido pelo francês Raymond Carvel, um renomado padeiro e professor de panificação, que buscava uma maneira de tornar os pães mais macios e saborosos, reduzindo a necessidade de amassar excessivamente a massa.

Autólise consiste em misturar apenas a farinha e a água de uma receita de pão e deixar a mistura descansando por um período específico, antes de adicionar outros ingredientes como sal e fermento.

Durante esse tempo de descanso, ocorrem reações químicas e físicas que ajudam a desenvolver o glúten e iniciar a quebra de amidos e proteínas na farinha. Essa técnica não só simplifica o processo de amassamento, como também resulta em uma massa mais elástica e fácil de trabalhar.

O que é e como funciona o processo de autólise?

Quando a farinha e a água são misturadas, duas proteínas presentes na farinha, a gliadina e a glutenina, começam a interagir e formar glúten, uma rede elástica que dá estrutura ao pão. No processo de autólise, ao deixar a mistura descansar, essas proteínas têm tempo suficiente para se hidratar completamente e iniciar a formação do glúten de maneira mais eficiente. Além disso, as enzimas presentes na farinha começam a quebrar os amidos em açúcares simples e a decompor as proteínas, melhorando a textura da massa e contribui para um sabor mais complexo e agradável no pão final.

Benefícios da Autólise

De acordo com Joaquim Vicente, xxx, A Autólise nada mais é do que um descanso da massa, que pode variar entre 40 minutos até 4h conforme a necessidade. “Esse descanso na massa fará com que o produto final se comporte melhor”, ressalta. Ou seja, desenvolve um volume maior e um aroma mais destacado, além de maior ganho de maciez.

Ela também ajuda a desenvolver o glúten de forma mais rápida e com menos esforço, resultando em uma massa mais elástica e extensível, facilitando o manuseio e o modelamento do pão. Além disso, essa técnica melhora a textura do miolo, tornando-o mais macio e com uma distribuição uniforme de alvéolos, criando uma sensação agradável ao morder e uma aparência visualmente atraente.

O pão feito com autólise geralmente apresenta maior volume, pois a massa retém mais gás durante a fermentação, devido ao melhor desenvolvimento do glúten. A quebra inicial de amidos e proteínas durante a autólise também libera açúcares e aminoácidos, que contribuem para um sabor mais complexo e um aroma mais intenso no pão final.

Por fim, a autólise reduz o tempo e a intensidade de amassamento, diminuindo o esforço físico necessário para preparar a massa, o que é especialmente benéfico para quem faz pão manualmente.

Como fazer a autólise na sua receita

Incorporar a autólise na sua rotina de panificação é simples e requer apenas um ajuste no cronograma de preparação da massa:

Mistura inicial: combine a farinha e a água da receita em uma tigela grande. Não é necessário amassar excessivamente — basta misturar até que não haja partes secas de farinha. A quantidade de água deve ser suficiente para hidratar toda a farinha, formando uma massa coesa.

Tempo de descanso: cubra a tigela com um pano úmido ou plástico e deixe descansar por 20 a 60 minutos. Durante esse tempo, o glúten começará a se formar e as enzimas iniciarão o processo de quebra dos amidos e proteínas.

Adição de outros ingredientes: depois do período de autólise, adicione o sal e o fermento (se não estiver usando fermento natural) à massa. Nesse ponto, a massa será muito mais fácil de amassar e trabalhar, devido ao desenvolvimento inicial do glúten durante a autólise.

Ainda segundo o especialista, poucas pessoas fazem isso, porque existe uma barreira de que esse descanso atrasa a produção. No entanto, hoje as matérias-primas dão uma boa qualidade mesmo sem a autólise, mas quando ela é feita melhora ainda mais o resultado. “Entre os benefícios existe também a economia no uso do fermento, que reduz em até 50%”, complementa. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe os conteúdos da Academia de Negócios Bunge:

https://academiadenegociosbunge.com.br/ 

Confira também

Negócios Icone de uma seta

Como inovar na tradicional Colomba Pascal

Como inovar na tradicional Colomba Pascal

Food Service Icone de uma seta

Conheça as raízes do Bolo Fraisier e detalhes por trás da famosa receita francesa

A sobremesa é uma receita clássica da confeitaria francesa e muito apreciada em diversos locais do mundo.

Food Service Icone de uma seta

Pesquisa de satisfação para confeitarias

Para entender o seu público, o ideal é acompanhar a jornada do cliente também após a compra e no pós venda.

Food Service Icone de uma seta

Tipos de pré-fermento para fermentação: conheça a biga, o poolish e a esponja

O processo de fermentação é fundamental para dar maior resistência e estrutura às produções

Negócios Icone de uma seta

Aposte em um Espaço Instagramável e transforme completamente a presença de sua empresa nas redes sociais!

Aqui, veremos como um espaço instagramável eleva o seu negócio.

Negócios Icone de uma seta

5 tipos de pães internacionais mais apreciados nas padarias brasileiras

Conheça os pães internacionais mais queridos pelos brasileiros

Negócios Icone de uma seta

Tipos de farinha de trigo: como escolher a ideal para cada produção

É desse insumo que resulta em várias receitas apreciadas na culinária

Food Service Icone de uma seta

Dicas de fermentação natural

A farinha de trigo desempenha um papel fundamental em qualquer receita que dependa da fermentação natural devido às suas propriedades.

Panificação Icone de uma seta

O miolo do meu pão está seco

Confira nossa dica rápida.

Negócios Icone de uma seta

Veja 8 estratégias de e-commerce para disparar suas vendas de Natal

Aproveite a intenção de compra dos seus clientes e conheça as principais tendências e estratégias para aumentar suas vendas de Natal

Entrar

Não possui acesso?

Clique no botão abaixo e cadastre-se, é GRÁTIS!

Criar conta