Food Service

Conheça técnicas de preparação de massa para pizza

Receitas exigem o conhecimento com relação aos ingredientes e o manuseio adequado da massa

Icone de data Publicado em 26/10/2023
Banner principal da pagina interna do

Quem não ama pizza, não é mesmo? Esse prato consiste, basicamente, em um disco de massa fermentada de farinha de trigo coberta com molho de tomate e outros ingredientes. Por se tratar de uma preparação culinária muito apreciada em diversas culturas pelo mundo, tornou-se patrimônio mundial pela Unesco. 

 

No Brasil, a pizza chegou por volta de 1910 através dos imigrantes, que desejavam apreciar algo que os lembrasse de casa e, por se tratar de uma receita acessível, ela passou a ser até mesmo comercializada em portas de fábricas. 

 

Se você se interessa por esse assunto, continue lendo e descubra os detalhes sobre o preparo de diferentes tipos de massa para um produto final excepcional.


 

Massa de pizza: confira a seguir três dos principais tipos 

 

De acordo com Bruno Mencacci, chef e coordenador da Academia Bunge, o preparo da receita de pizza exige o conhecimento com relação aos ingredientes e o manuseio adequado da massa.
Quando falamos de ingredientes, podemos citar a farinha de trigo, que é um dos insumos fundamentais para o preparo dessa receita e que, cuja qualidade interfere diretamente no resultado final do produto. "Portanto, para se obter uma boa pizza é preciso contar com uma excelente farinha, que traga condições físico-químicas para suportar os processos de produção", ressalta.

 

Conheça quatro técnicas de preparo da massa de pizza:

  1. Massa de pizza napoletana:
    • Originária de Nápoles, na Itália, essa técnica utiliza farinha de trigo tipo "00" de alta qualidade, água, sal e fermento natural. A massa é misturada e depois deixada para fermentar por um longo período que, às vezes, chega a até 72 horas, desenvolvendo sabores complexos e uma textura arejada. É esticada à mão, mantendo uma borda mais espessa (corniccione) e assada em forno de pedra a altas temperaturas.
  2. Massa de pizza siciliana:
    • A massa de pizza siciliana é conhecida por ser mais densa e fofa. Ela é preparada em uma forma retangular, geralmente, em camadas mais grossas, e é deixada para fermentar em uma assadeira antes de ser coberta com ingredientes. O resultado é uma pizza com uma base mais espessa e um interior macio.
  3. Massa de pizza fina e crocante:
    • A massa é esticada muito finamente, muitas vezes, usando um rolo, e é assada rapidamente em um forno muito quente, geralmente, em uma pedra de pizza. Isso resulta em uma base fina e crocante, ideal para quem gosta de uma textura mais leve e uma crosta crocante.
  4. Massa de pizza artesanal com fermentação natural:
    • Muitos pizzaiolos artesanais preferem usar fermentação natural, também conhecida como fermento natural ou massa madre, para criar uma massa de pizza excepcionalmente saborosa. Nesse método, a massa é preparada com farinha, água e uma pequena porção de fermento natural, que é uma mistura de farinha e água fermentada naturalmente por um período prolongado.

 

Ainda segundo o especialista, cada uma dessas técnicas oferece uma experiência de pizza única, com texturas, sabores e espessuras de massa diferentes. “O tipo de assamento e os tipos de fornos também impactam no resultado final”, destaca. 

Entre os fornos mais utilizados para preparo da pizza, temos o forno a lenha e também o forno elétrico, que é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e é utilizado, principalmente, em grandes produções. Por isso, na hora de escolher, deve-se considerar o tipo de cliente e o ambiente ou negócio.

 

Quer saber mais sobre esse assunto? CLIQUE AQUI e acesse o novo curso sobre preparo de massas de pizzas da Academia de Negócios Bunge.

 

Confira também

Negócios Icone de uma seta

Veja 8 estratégias de e-commerce para disparar suas vendas de Natal

Aproveite a intenção de compra dos seus clientes e conheça as principais tendências e estratégias para aumentar suas vendas de Natal

Food Service Icone de uma seta

Cozinha industrial x cozinha profissional: você sabe a diferença?

Contar com espaços que possibilitem uma boa qualidade de trabalho resulta também em maior eficiência para o estabelecimento.

Negócios Icone de uma seta

Mercado de confeitaria: tendências e dicas de atuação neste ano de 2023

Veja as principais tendências para 2023

Negócios Icone de uma seta

Negócios em foodservice: dicas para montar uma pizzaria

O empreendedor que vai abrir a pizzaria precisa se atentar também para outros fatores que vão desde a escolha do local até a seleção de ingredientes de qualidade.

Food Service Icone de uma seta

Pâtisserie: entenda o que é a confeitaria francesa

Escolas se baseiam muito no modelo de ensino e nas receitas francesas

Negócios Icone de uma seta

Preço dos alimentos no mercado brasileiro

Preços dos alimentos tem queda, mas ainda preocupa os brasileiros

Negócios Icone de uma seta

Além do Ovo de Páscoa: tipos de doces para a Páscoa 2024

A Páscoa de 2024 promete ser um festival de sabores e criatividade, indo além dos tradicionais ovos de chocolate.

Food Service Icone de uma seta

Congelar ou ultracongelar?

Normalmente é utilizado um equipamento com o processo do ultracongelador. Com ele, os alimentos não perdem a característica inicial.

Food Service Icone de uma seta

Pizza com Farinha Suprema Pizza

Um ponto a se observar ao escolher uma farinha de trigo para fazer pizza, é a importância de procurar por uma farinha de alta qualidade.

Food Service Icone de uma seta

Fermentação para massa de pizza

O fermento é muito utilizado na panificação e na confeitaria com a finalidade de gerar volume e expandir a massa.

Entrar

Não possui acesso?

Clique no botão abaixo e cadastre-se, é GRÁTIS!

Criar conta