Food Service
Fermentação para massa de pizza
O fermento é muito utilizado na panificação e na confeitaria com a finalidade de gerar volume e expandir a massa.


Fermentação longa ou curta: qual a melhor para massa de pizza?
O preparo de uma pizza exige cuidado e entendimento sobre os processos
O fermento é muito utilizado na panificação e na confeitaria com a finalidade de gerar volume, expandir a massa, além de alterar a textura e agregar sabor às receitas. Entre os tipos de fermentação curta, estão a fermentação direta e a rápida, com levain, e nos processos de fermentação longa, estão a fermentação natural, levain, o Poolish e a Biga.
Existem alguns tipos de fermento, como o fermento biológico fresco, o fermento biológico seco e o fermento biológico instantâneo, que são monoculturas na qual as leveduras foram selecionadas para se desenvolverem o mais rápido possível, no entanto, esse processo não confere as mesmas características do que a fermentação natural.
Quer saber mais detalhes sobre a aplicação da fermentação na culinária? Continue lendo este artigo!
Entenda as principais diferenças entre a fermentação curta e a fermentação longa
A fermentação curta e a fermentação longa são dois métodos diferentes de fermentação utilizados no processo de produção de pão e de outros alimentos fermentados. Aqui estão as principais diferenças entre eles:
- Fermentação curta:
- Este método, como o próprio nome indica, envolve um período de fermentação mais curto, geralmente de algumas horas a no máximo um dia.
- É comumente utilizado em ambientes de produção comercial onde há uma demanda por produtos que sejam entregues mais rapidamente.
- A fermentação curta pode resultar em massas com sabor menos complexo e textura menos desenvolvida em comparação com a fermentação longa.
- Pode ser alcançada usando uma quantidade maior de fermento para acelerar o processo.
- Fermentação longa:
- Este método, ao contrário, envolve um período de fermentação mais longo, muitas vezes, de 12 horas a 48 horas ou até mais.
- Geralmente, produz pães com sabores mais complexos, textura mais macia e melhor conservação.
- Durante a fermentação longa, ocorre uma quebra mais completa dos açúcares e proteínas presentes na massa, o que contribui para um sabor mais pronunciado e uma estrutura de migalha mais desenvolvida.
- Pães fermentados por longos períodos podem ser mais fáceis de digerir devido à pré-digestão parcial dos carboidratos.
Agora, quando se fala na melhor opção de fermentação para se produzir uma pizza de alta qualidade, muitos especialistas recomendam a fermentação natural. No entanto, a escolha entre fermentação natural e fermentação rápida pode depender de fatores como disponibilidade de tempo, preferências pessoais e métodos de produção da pizzaria.
O preparo de uma pizza exige cuidado e capacitação do profissional, pois demanda conhecimento acerca das etapas de fermentação, além do tipo mais indicado para cada resultado desejado. Enquanto a fermentação curta é mais rápida e conveniente, resultando em produtos de pão satisfatórios, a fermentação longa é preferida por sua capacidade de desenvolver sabores mais complexos e texturas mais ricas.
Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse a formação específica de Fermentação Natural na Academia de Negócios Bunge!
Confira também
Food Service
Receita de chef da Academia Bunge: sandwich focaccia
Receita Sanduíche de Focaccia com presunto cru e brie
Food Service
Positividade com relação à Copa do Mundo para o Food Service
A Copa do Mundo traz diversas oportunidades a restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e toda cadeia que atua no mercado de alimentação fora do lar.
Food Service
Receita de chef da Academia Bunge: Mil-Folhas
Uma sobremesa excelente para acompanhar o chá da tarde ou deixar a ceia de natal perfeita para encantar os seus amigos e familiares.
Food Service
Tipos de pré-fermento para fermentação: conheça a biga, o poolish e a esponja
O processo de fermentação é fundamental para dar maior resistência e estrutura às produções
Negócios
Sentindo um cheirinho de novidade no ar?
Vem saber dessa novidade!
Food Service
Para que serve o reforçador?
O reforçador é fundamental para melhorar o desempenho das proteínas.
Food Service
Oportunidades para a panificação
Vagas no setor da panificação e da confeitaria precisam de qualificação e habilidades técnicas.
Food Service
Dicas para um padeiro iniciante começar a atuar com panificação
Para se tornar um padeiro que saia do óbvio e tenha sucesso em sua jornada é necessário preparo através do estudo e muita dedicação.
Negócios
Divulgação para confeitaria
Com a chegada da internet, o que antes estava restrito ao bairro e a poucas pessoas, passou a ganhar mais destaque através das mídias sociais.
Negócios
Veja 8 estratégias de e-commerce para disparar suas vendas de Natal
Aproveite a intenção de compra dos seus clientes e conheça as principais tendências e estratégias para aumentar suas vendas de Natal