Negócios

5 tipos de pães internacionais mais apreciados nas padarias brasileiras

Conheça os pães internacionais mais queridos pelos brasileiros

Icone de data Publicado em 31/10/2023
Banner principal da pagina interna do

Se tem um produto que sempre está em alta na casa dos brasileiros, é o pão. Independentemente das estações e das sazonalidades do ano, um hábito da nossa população é tomar o café da manhã com algum tipo de pãozinho, pode ser o francês, o italiano ou até mesmo o pão de queijo, o mais importante é que tenha à mesa esse produto acompanhado de um bom café.

No entanto, mesmo sendo um produto de fácil saída nas padarias, a variedade de pães disponíveis, seja suave, crocante ou doce, faz com que alguns deles fiquem mais em evidência durante algumas fases do ano. 

Conversamos com o time de chefs e especialistas da Academia Bunge, liderado por Bruno Mencacci, para descobrir quais tipos de pães internacionais são os mais queridos pelos brasileiros. Confira a lista e não deixe faltar no seu estabelecimento!

 

5 tipos de pães internacionais mais queridos no Brasil

1. Pão italiano: 

Como já traz no próprio nome, o pão italiano tem suas raízes na tradição culinária italiana, e é um dos produtos que se destaca por sua simplicidade e sabor autêntico. Com uma casca crocante e um miolo macio, é feito a partir de ingredientes básicos, incluindo farinha de trigo, água, sal e fermento. O seu sabor é levemente adocicado e com notas de nozes, que o tornam versátil, sendo uma escolha bastante comum para sanduíches e acompanhamentos.

Principais momentos de consumo: café da manhã, entradas de almoço ou jantar e café da tarde.

2. Ciabatta: 

Mais uma iguaria de origem italiana, a ciabatta é conhecida por sua textura única, com uma crosta fina e um miolo alveolado, repleto de grandes buracos. Não é considerado um pão complexo para ser produzido. É elaborado com farinha de trigo, água, fermento e sal, apresentando um sabor levemente ácido e nuances de azeite de oliva. Também pode ser utilizado para sanduíches e como companhia para molhos e azeites. Vale destacar que a ciabatta traz consigo a tradição artesanal italiana.

Principais momentos de consumo: lanches da manhã ou da tarde.

 

3. Croissant francês (original): 

Você já deve ter visto por aí os croissants recheados, não é verdade? Mas o destaque principal para esse ano é o original croissant francês, símbolo da pastelaria francesa, é considerado uma obra-prima de camadas crocantes e folhadas. Composto por farinha, manteiga ou margarina, água, fermento e sal, a produção desta iguaria tem um sabor rico e amanteigado. Sobre a sua origem, a criação dele foi em Viena, no entanto, os franceses refinaram a receita, tornando-a uma opção indulgente para o café da manhã ou como base para sanduíches sofisticados.

Principais momentos de consumo: café da manhã ou da tarde.
 

4. Pão de fermentação natural: 

A fermentação natural é um processo que ganhou maior destaque com o objetivo de resgatar os sabores acentuados dos pães. O pão de fermentação natural tem suas raízes nas práticas antigas de fazer pão, usando fermento natural, que também é conhecido como massa-mãe/massa-madre. A sua textura apresenta uma crosta espessa e um miolo denso com pequenas bolhas, proporcionando uma experiência de sabor complexo. Os ingredientes essenciais incluem farinha de trigo, água, fermento natural e sal, destacando-se como uma escolha apreciada para ser saboreada sozinha ou com acompanhamentos, como queijos e outros frios. 

A Academia Bunge tem treinamentos presenciais sobre o tema. Acompanhe as nossas redes sociais e confira a agenda!

Principais momentos de consumo: café da manhã, entradas de almoço ou jantar e café da tarde.

 

5. Cinnamon Rolls: 

Este produto, certamente, pode ser considerado a inovação da nossa lista. Os Cinnamon Rolls têm origem nos países nórdicos, mas ganharam popularidade em todo o mundo. Essa iguaria apresenta uma massa de pão doce bem recheada com uma mistura de canela e açúcar. Depois de assados, são cobertos com uma camada pegajosa e doce, geralmente, de cream cheese ou glacê. Dentre todas as opções, essa é uma indulgência reconfortante, que pode ser servida como sobremesa ou para ser apreciada no café da manhã.

Principais momentos de consumo: café da manhã e da tarde, sobremesa de almoço ou jantar.

 

Gostou das indicações? CLIQUE AQUI e aproveite para aprender mais sobre os tipos de pães no curso gratuito de Introdução à Panificação.

 

Confira também

Food Service Icone de uma seta

Receita de chef da Academia Bunge: Mil-Folhas

Uma sobremesa excelente para acompanhar o chá da tarde ou deixar a ceia de natal perfeita para encantar os seus amigos e familiares.

Food Service Icone de uma seta

Positividade com relação à Copa do Mundo para o Food Service

A Copa do Mundo traz diversas oportunidades a restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e toda cadeia que atua no mercado de alimentação fora do lar.

Food Service Icone de uma seta

Tipos de pré-fermento para fermentação: conheça a biga, o poolish e a esponja

O processo de fermentação é fundamental para dar maior resistência e estrutura às produções

Food Service Icone de uma seta

Pesquisa de satisfação para confeitarias

Para entender o seu público, o ideal é acompanhar a jornada do cliente também após a compra e no pós venda.

Negócios Icone de uma seta

Páscoa: oportunidades muito além dos chocolates

Com a proximidade da Páscoa, veja como gerar oportunidade de negócios!

Food Service Icone de uma seta

Receitas de verão Academia Bunge: Piadina

Com a chegada dos dias ensolarados e das temperaturas mais altas, nada é mais revigorante do que explorar novas receitas que capturam a leveza e os sabores vibrantes da estação.

Food Service Icone de uma seta

O pão de fermentação natural é melhor ou não? O que dizem os especialistas

O pão de fermentação natural é uma tendência crescente..

Negócios Icone de uma seta

Negócios em foodservice: dicas para montar uma pizzaria

O empreendedor que vai abrir a pizzaria precisa se atentar também para outros fatores que vão desde a escolha do local até a seleção de ingredientes de qualidade.

Negócios Icone de uma seta

Descubra como construir um cardápio digital

Com a implementação do cardápio digital, existe também a vantagem de proporcionar uma experiência diferenciada para o seu consumidor.

Food Service Icone de uma seta

Segmento de food service aposta em receitas que tragam conforto e saudabilidade para manter o crescimento em 2023

Veja aqui os desafios do segmento de food service para manter o crescimento em 2023

Entrar

Não possui acesso?

Clique no botão abaixo e cadastre-se, é GRÁTIS!

Criar conta