Food Service
Qual a importância do fluxo de caixa para negócios de panificação
De uma maneira bem simples, o fluxo de caixa reflete a situação futura dos recursos (dinheiro) do negócio.


Qual a importância do fluxo de caixa para negócios de panificação
Utilize-o para ter maior previsibilidade e uma tomada de decisão mais assertiva
O sonho de todo empreendedor é fechar o caixa com saldo positivo. O que significa ter a entrada de dinheiro maior do que a saída. No entanto, para isso é fundamental conhecer bem o funcionamento do caixa do estabelecimento.
Um jeito simples de controlar o entra e sai de recursos, é fazendo um fluxo de caixa que nada mais é do que uma planilha com registro da movimentação de dinheiro da sua padaria ou restaurante. O fluxo de caixa é uma ferramenta que ajudará na gestão dos recursos e planejamento do negócio.
A seguir ensinaremos a importância de montar um fluxo de caixa organizado para o seu estabelecimento. Continue lendo para saber mais!
Benefícios do fluxo de caixa e cuidados ao realizá-lo na prática
De acordo com Felipe Chiconato, consultor especializado em finanças e sócio da Empreenda 360, entre os principais benefícios de um fluxo de caixa assertivo está a clareza para as tomadas de decisões, mas existem outros benefícios que veem com este. Entre eles, podemos citar segurança, controle, previsibilidade, prevenção de fraudes e perdas financeiras, planejamento financeiro para compras. “A gestão do fluxo de caixa é bem simples, mas requer disciplina, na prática, devemos ter alguns controles antes que vão gerar informações para o fluxo”, ressalta. Controles estes que são:
- Registro de venda;
- Controle de caixa;
- Contas a pagar;
- Contas a receber.
Somente após fazer estes controles que conseguiremos fazer o fluxo de caixa. Existem sistemas que fazem esta integração de forma automática, mas podemos fazer no Excel também. “Nós do Empreenda 360 temos uma ferramenta em Excel que faz estes controles anteriores e gera o fluxo automático”, salienta.
O conselho do especialista é olhar sempre para frente para verificar como estará a sua disponibilidade financeira (situação) com base no que tem para receber e no que tem para pagar mais o seu saldo atual, ao menos em um intervalo de 30 dias para frente.
Entenda a diferença entre controle de caixa e fluxo de caixa
A gestão do fluxo de caixa é fundamental para ajudar na saúde financeira do negócio, pois com ele não pagamos juros desnecessários, não ficamos com dinheiro em excesso parado, podemos dimensionar o capital de giro, nos programar e assim tomar decisões que maximizam o resultado do negócio.
Enquanto o controle de caixa sempre trabalha com o fato já ocorrido (recebimento e pagamento), o dinheiro já entrou ou saiu do caixa, sempre olha para trás; o fluxo de caixa trabalha com a projeção do que acontecerá (contas a receber e contas a pagar) é uma visão do futuro.
Quando este futuro chega no presente, precisa refletir no caixa, em outras palavras, o controle de caixa é o presente/passado, enquanto o fluxo de caixa trabalha projetando a situação financeira.
Maiores erros que as pessoas comentem ao fazer o fluxo de caixa
Usar o fluxo de caixa para apurar lucro — A única ferramenta que apura lucro é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), um caixa positivo não é sinônimo de lucro.
Usar o fluxo de caixa como controle de caixa — Não é para colocar o que já passou na conta. Isso se faz no controle de caixa, o fluxo de caixa obrigatoriamente precisa ser feito pensando no futuro, projeção ao menos de 30 dias.
Fazer a seguinte conta: tudo que vendi, menos tudo que paguei — Isso é uma mistura dos regimes financeiros de Caixa e Competência, o fluxo de caixa deve ser feito inteiro pelo regime de caixa, ou seja, tudo o que tenho para receber menos tudo o que tenho para pagar.
Não revisar o fluxo periodicamente — Não revisar o fluxo de tempos em tempos (semanalmente) pode deixar você desatualizado e com isso tomar decisões com informações que não consegue validar
Ainda segundo o especialista, de uma maneira bem simples o fluxo de caixa reflete a situação futura dos recursos (dinheiro) do negócio, ele sempre trabalha projetado, ao menos para trinta dias. “Com ele bem-feito conseguimos projetar se teremos ou não recursos financeiros para honrar nossos compromissos, para fazer investimentos e com isso ajuda na tomada de decisões”, finaliza.
Cadastre-se na Academia de Negócios Bunge e confira todos os cursos disponíveis na área de negócios: https://academiadenegociosbunge.com.br/cadastrar
Confira também
Negócios
Conheça 03 confeitarias instagramáveis para te inspirar
Os espaços instagramáveis são tão adorados porque proporcionam experiências exclusivas ao cliente.
Negócios
Tipos de farinha de trigo: como escolher a ideal para cada produção
É desse insumo que resulta em várias receitas apreciadas na culinária
Food Service
Farinha específica para pastéis
Saber escolher a farinha ideal para salgados, principalmente pasteis, é fundamental para um bom resultado.
Negócios
Treinamento de balconista: como atender o cliente na padaria ou confeitaria
Colaboradores possuem um papel fundamental para gerar experiências positivas para o cliente em um estabelecimento.
Food Service
Qual a melhor farinha de trigo para pães suaves?
Os ingredientes utilizados influenciam diretamente no resultado final
Food Service
Qual o papel do fermento nas receitas de padaria e confeitaria?
O uso do fermento necessita de alguns cuidados e expertise do profissional da padaria ou confeitaria para que não ocorram problemas.
Food Service
Entenda a importância da gestão eficiente em negócios de panificação
É essencial que os donos de padarias ou confeitarias e gestores entendam a importância da gestão eficiente para obter bons resultados.
Food Service
Receitas de verão Academia Bunge: Piadina
Com a chegada dos dias ensolarados e das temperaturas mais altas, nada é mais revigorante do que explorar novas receitas que capturam a leveza e os sabores vibrantes da estação.
Negócios
Preço dos alimentos no mercado brasileiro
Preços dos alimentos tem queda, mas ainda preocupa os brasileiros
Negócios
Páscoa: oportunidades muito além dos chocolates
Com a proximidade da Páscoa, veja como gerar oportunidade de negócios!