Food Service
Pizza tradicional ou pizza invertida: entenda as diferenças
A principal diferença entre uma pizza tradicional e uma pizza invertida está na ordem dos ingredientes e na maneira como a pizza é montada e assada.


Pizza tradicional ou pizza invertida: entenda as diferenças
Veja como funciona cada uma das variações dessa iguaria tão conhecida
Você já ouviu falar em pizza invertida? Essa é uma opção criativa e pode ser uma forma interessante de experimentar essa receita já tão conhecida. Já a pizza tradicional é uma escolha mais clássica, que permite uma distribuição mais uniforme dos ingredientes ao longo da massa.
As diferenças entre as duas variações vão além da disposição dos ingredientes. Enquanto a receita de pizza tradicional segue a ordem clássica de molho, queijo e coberturas, a opção invertida funciona ao colocar o queijo sobre as coberturas, criando uma percepção diferenciada.
Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo o nosso artigo especial sobre o assunto e ao final aprenda uma receita diferente para incluir no seu cardápio!
Você sabe as diferenças entre pizza invertida e pizza tradicional?
A principal diferença entre uma pizza tradicional e uma pizza invertida está na ordem dos ingredientes e na maneira como a pizza é montada e assada.
- Pizza tradicional: é o tipo de pizza mais comum que conhecemos. Normalmente, a massa é aberta e disposta numa forma ou pedra para pizza. Depois, a camada de molho de tomate é espalhada sobre a massa, seguida pelos ingredientes, como queijo, carnes, vegetais etc. Por fim, a pizza é assada no forno até que o queijo esteja derretido e a massa esteja cozida.
- Pizza invertida: nessa variação, a ordem é inversa. A pizza é montada de cabeça para baixo antes de assar, ou seja, o queijo e os outros ingredientes vão primeiro, e a massa por último. Isso é feito geralmente usando um recipiente, como uma forma de bolo ou uma panela, para manter os ingredientes no lugar. Depois de assada, a pizza é virada, de modo que a massa fique por baixo e os ingredientes por cima.
Receita de pizza invertida
Ingredientes:
Massa
• 1 g - Farinha Suprema Especial Pizza Longa Fermentação
• 20 g - Sal refinado
• 4 g - Fermento seco biológico
• 20 mL - Azeite de oliva
• 600 mL - Água
Recheio
• 250 g - Molho de tomate
• 150 g - Calabresa picada
• 80 mL - Água
• 150 g - Queijo muçarela
• 70 g - Requeijão cremoso
• A gosto - Manjericão
Modo de preparo:
Massa
1. Junte a farinha de trigo especial para pizza para longa fermentação, o fermento, o sal, e misture em velocidade lenta (1ª velocidade) por 1 minuto.
2. Adicione água e misture em velocidade lenta (1ª velocidade) por 3 minutos.
3. Em seguida, aumente a velocidade para alta (2ª velocidade), adicione o azeite e deixe bater até o ponto de véu.
4. Divida a massa em porções de 200 g, boleie, cubra a massa em potes ou sacos plásticos e deixe descansar em geladeira (5 ºC) por no mínimo 24h.
5. Retire a massa da geladeira, coloque em bancada ou assadeira enfarinhada e deixe fermentar por aproximadamente 3 horas.
6. Abra a massa com ajuda de um rolo.
7. Em um recipiente arredondado ou ball invertido, enfarinhe-o e cubra com a massa, leve para assar em forno turbo 180 °C durante 6 min. aprox. ou forno lastro a 220 °C por 8 min. aproximadamente ou até que fique firme e sequinho.
9. Desenforme da forma e reserve
Recheio
1. Em uma frigideira, frite levemente a calabresa, em seguida, adicione o molho de tomate, o manjericão fresco e a água.
2. Deixe levantar fervura e adicione o requeijão.
3. Desligue o fogo e adicione o queijo muçarela por último.
4. Despeje o recheio na massa da pizza invertida e sirva quente.
A Academia de Negócios Bunge preparou um curso especial voltado especificamente para o preparo de massas de pizzas. Quer aprender os segredos para preparar essa iguaria? Faça o seu cadastro e comece agora mesmo!
Confira também
Food Service
Positividade com relação à Copa do Mundo para o Food Service
A Copa do Mundo traz diversas oportunidades a restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e toda cadeia que atua no mercado de alimentação fora do lar.
Negócios
Dia dos Pais: como preparar o estabelecimento para esta data
É essencial para os estabelecimentos entenderem os perfis de públicos e tipos de pais para elaborar estratégias mais assertivas.
Sustentabilidade
Sustentabilidade nos negócios alimentícios: como funciona?
Ajuda na construção de negócios alimentícios resilientes e socialmente responsáveis
Food Service
O que um confeiteiro iniciante precisa ter para se destacar?
Para o confeiteiro, trabalhar em padarias, confeitarias, ou até mesmo em casa, experimentando receitas e técnicas, ajuda a aprimorar as habilidades e a ganhar confiança.
Negócios
Conheça 03 confeitarias instagramáveis para te inspirar
Os espaços instagramáveis são tão adorados porque proporcionam experiências exclusivas ao cliente.
Food Service
Fermentação para massa de pizza
O fermento é muito utilizado na panificação e na confeitaria com a finalidade de gerar volume e expandir a massa.
Food Service
Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens para suprir a alta demanda no mercado de panetones.
Padarias de São Paulo devem vender 1,8 milhão de panetones, mas carecem de mão de obra. Fundação Bunge foca na empregabilidade de jovens.
Panificação
O pão está pálido
Confira nossa dica rápida.
Food Service
Congelar ou ultracongelar?
Normalmente é utilizado um equipamento com o processo do ultracongelador. Com ele, os alimentos não perdem a característica inicial.
Food Service
Dicas para um padeiro iniciante começar a atuar com panificação
Para se tornar um padeiro que saia do óbvio e tenha sucesso em sua jornada é necessário preparo através do estudo e muita dedicação.